Na hora de criar um currículo, muitos profissionais, especialmente os mais inexperientes, se veem perdidos e confusos. No entanto, é importante considerar uma série de fatores que deixem este documento atraente para o recrutador e, acima de tudo, que façam com que o seu conteúdo represente quem você é.
Pensando nisso, aqui estão seis detalhes principais que você precisa conhecer sobre esta prática. Acompanhe:
1.Não exagere nos dados pessoais
Um erro comum e que muitos reproduzem é colocar uma verdadeira ficha cadastral no currículo, com detalhes que não foram pedidos e que sequer são de interesse da companhia.
Para ser assertivo, mencione apenas o nome completo, estado civil, e-mail e telefone para contato, bairro onde mora e, claro, seu perfil no Linkedin. Menos é mais.
2.Evite colocar fotos
É natural que algumas empresas peçam fotografias e outras não, o que pode te deixar confuso quanto ao que fazer. Ainda assim, na dúvida, o ideal é não inserir este elemento quando estiver criando o seu currículo.
Deixe para adicionar uma foto apenas quando a vaga solicitar e, neste caso, mantenha uma imagem formal, sorrindo e com um fundo neutro.
3.Mantenha um máximo de duas páginas
Talvez as suas informações educacionais e profissionais não caibam inteiramente em uma página e não há qualquer problema em relação a isso.
Atualmente, é aceitável que você tenha uma segunda folha no seu currículo. Logo, você não precisa mais perder tempo tentando resumir seus dados para encaixá-los em uma única seção.
4.Traga estatísticas e tópicos que respaldem suas afirmativas
Na hora de listar as atividades desenvolvidas, prefira colocá-las em tópicos que tornem a informação mais sucinta e objetiva. Isso chamará muito mais atenção do que parágrafos longos.
Ademais, para comprovar suas habilidades, procure sempre trazer estatísticas que respaldem a sua participação em empregos anteriores, como ter aumentado as vendas em 250% ou gerado um lucro de 400%.
5.Revise o seu conteúdo
Outro fator primordial é ler e reler seu conteúdo, revisando a ortografia, a concordância e qualquer erro gramatical que se faça presente.
Acredite, nenhum recrutador vai achar interessante que um profissional cometa estas gafes e isso pode ser um fator importante para que você seja eliminado de um processo seletivo. Por isso, revise sempre e, se possível, peça para outra pessoa participar desta tarefa com você.
6.Não tenha um padrão
Pode parecer tentador criar um modelo padrão de currículo e enviá-lo para todas as vagas de seu interesse. No entanto, é importante deixar a preguiça de lado e realizar pequenas mudanças, de acordo com o que a companhia está solicitando.
Adapte o seu material trocando o objetivo, trazendo detalhes que ornem com o que está sendo demandado e inserindo palavras-chave que auxiliem a chamar a atenção daquele departamento em especial. Esta atitude pode fazer toda a diferença.
Não sabe como montar seu currículo? Você precisa conhecer a mentoria de carreira.