Não se sinta sozinho, pois ainda estamos enfrentando os efeitos causados pelo novo coronavírus.

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estima que 38% da força de trabalho no planeta, o equivalente a 1,25 bilhão de pessoas, está empregada em setores que sentiram profundamente a paralisação das atividades.

Aqui no Brasil o desemprego é alto e, segundo algumas das maiores empresas de recrutamento, a demanda aumentou por volta de 20% em relação a movimentação de mais profissionais procurando trabalho.

Vou detalhar aqui para você. 👇

 

  • REPENSE SOBRE SEU PROPÓSITO

 

Revisite seu propósito antes de buscar um novo emprego, reflita sobre seu caminho profissional, entenda qual seu real propósito e onde você quer estar no futuro, o processo de autoconhecimento é essencial para que consiga sua recolocação.

 

  • MOVIMENTE SUA REDE DE CONTATOS

 

De forma organizada, acione sua rede de contatos. Desenhe um mapa de contatos e saiba exatamente o papel de cada um deles na sua busca pela recolocação. Com meus clientes, peço para que eles categorizem onde o conheceu, grau de proximidade, influência e definimos uma estratégia para não ser inconveniente. Afinal, já expliquei como funciona o networking.

 

  • AJUSTE SUAS COMPETÊNCIAS

 

As palavras adaptabilidade e empatia ganharam destaques. Essas competências são essenciais devido ao tempo em que vivemos.

Estamos no mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), o jogo de cintura e a mudança de mentalidade são primordiais. A empatia se tornou indispensável também, já que ter uma escuta ativa é algo altamente demandado, principalmente, às lideranças.

 

  • REVISITE SUA HISTÓRIA

 

Saiba contar a sua história, isso parece simples, mas percebo que os candidatos não se preparam para mostrar o seu real valor, ou seja, suas habilidades conectadas a exemplos, seus aprendizados e desafios existentes ao longo da vida.

 

  • NÃO PERCA A ESPERANÇA

 

Que esse é um momento de desafios, não há dúvidas, mas não perca as esperanças.

Você possui muitos talentos e habilidades. Pense fora da caixa e veja o que você pode fazer melhor com as ferramentas que possui.

Se for preciso mergulhe em livros, cursos online, busque uma visão externa e não desista!

GOSTOU?

Curta, salve para ler depois, comente o que achou e claro, envie para um amigo (a)!