Há pessoas que acreditam, verdadeiramente, que nasceram voltadas apenas para as ciências exatas e que não compreendem absolutamente nada acerca de ser criativo, inovador e pensar além de suas zonas de conforto.
“Isso é coisa de quem fez humanas”, alguns podem até apontar. No entanto, quando se trata de estar no mercado de trabalho e impulsionar a sua carreira ao máximo, a criatividade precisa ser uma aliada contínua, aparecendo como uma característica que o ajudará a desenvolver soluções, elucidar problemas e, quem sabe, ter uma ideia revolucionária.
Por esta razão, é fundamental estar aberto a desenvolver esta habilidade e, pensando nisso, selecionei algumas maneiras eficazes e simples de começar esta empreitada – mesmo que a pequenos passos. Confira:
1.Inspire-se sempre
Busque inovação em diferentes setores e nichos, pesquisando empresas ou pessoas que prestem serviços semelhantes para observar o que e como estão fazendo. Isso não significa que você irá copiá-los, mas este pode ser um gancho interessante para começar a construir suas próprias ideias.
2.Mude o ambiente ao seu redor
A criatividade pode surgir nas pequenas mudanças do dia a dia, seja com uma cena que te chamou a atenção, uma vivência no meio da sua rotina ou uma música que despertou uma sensação diferenciada. Por isso, tente sair da mesmice e, acima de tudo, escapar da gaiola que o ambiente corporativo pode ser para a sua imaginação.
De acordo com o American Institute for Behavioral Research and Technology, quando o seu espaço físico e social muda, você poderá perceber aumentos significativos na sua criatividade e colher resultados surpreendentes.
3.Anote seus insights
Se você não tem muitas ideias, mas acaba recebendo pequenos fragmentos do que poderia, inevitavelmente, se transformar em uma, passe a anotá-los para utilizar em um momento futuro.
Para isso, leve sempre consigo um caderninho ou, simplesmente, escreva no seu smartphone. Há pessoas criativas que chegam ao cúmulo de manter uma folha embaixo do travesseiro e isso ajuda na hora de anotar aquele insight repentino que vem antes de dormir, quando você está relaxado e sem a pressão diária.
4.Aceite feedbacks
Parte de exercitar a criatividade é estar aberto a alterações, sugestões e conselhos. Logo, quando estiver pensando sobre uma ideia, considere que não há nada de errado em aceitar um feedback de um colega de equipe ou colaborador.
Lembre-se que uma nova perspectiva externa pode ser exatamente o que você precisa e, por esta razão, não perca (em hipótese alguma!) a oportunidade de aprender com os demais.
Por fim, como diria Maggie Jackson, autora de “Distracted: Reclaiming Our Focus in a World of Lost Attention”, é preciso exercitar a criatividade como se ela fosse um músculo. Portanto, está na hora de você fazer o mesmo pela sua e, claro, de me contar aqui embaixo o que achou dessas dicas.
GOSTOU? Curta, salve para ler depois, comente o que achou e claro, envie para um amigo (a)!