Você tem um planejamento para o próximo (ou até mesmo para este) ano e não sabe como tirá-lo do campo das ideias e transformar em algo concreto? Acompanhe agora cinco dicas valiosas, coloque-as em prática e descubra como tornar uma meta latente em algo palpável.

1.Faça um esboço do que é necessário

Para tornar um projeto realidade, é fundamental considerar o que pode impactá-lo, quais as pessoas envolvidas e quais os pré-requisitos para torná-lo real. Para isso, descreva com detalhes tudo o que será importante para dar início à ação e identifique quais as demandas e empecilhos.

Uma dica interessante, aliás, é fazer uma espécie de mapa mental sobre o assunto e, para isso, o livro “333 páginas para tirar seu projeto do papel” pode te auxiliar. Isso porque ele aparece como um verdadeiro guia e você poderá escrever, rabiscar e se questionar enquanto – aos pouquinhos – dá vida ao seu sonho.

2.Planeje as atividades a serem feitas

Uma vez que você saiba tudo o que precisa para começar, é hora de listar estas atividades em um papel, quase como em um checklist. Assim, ao fazer este detalhamento, você conseguirá estipular um prazo para cada uma das tarefas e visualizar o que já foi ou não concluído.

Inclusive, mantenha sempre um plano B para cada uma destas etapas. Assim, uma vez que algo der errado, você conseguirá encontrar uma saída rápida para solucionar o problema e avançar em sua jornada.

3.Foque nas questões monetárias

Seja qual for o seu sonho (como investir em outra carreira ou abrir o próprio negócio), é preciso contar com uma reserva financeira que possa cobrir um período de inatividade ou, até mesmo, que sirva como um respiro, caso a sua empreitada não dê um lucro imediato.

O importante é planejar-se para este momento e preparar seu orçamento para que você possa focar a sua energia no seu cronograma e nas etapas demandadas.

4.Peça ajuda sempre que precisar

Caso sinta que está tendo dificuldades para tirar seus projetos do papel, solicite a ajuda de um orientador, coach ou, até mesmo, de uma pessoa que esteja de fora e consiga te dar um novo panorama acerca do assunto.

Muitas vezes, você pode estar preso em uma determinada questão e receber um olhar sob um outro prisma pode ser uma estratégia eficaz para aclarar os pensamentos e retomar para o ponto necessário.

5.Divirta-se!

Por mais que você esteja empenhado (a) em alcançar suas metas e realizar planos, não deixe de se divertir durante esta trajetória e, acima de tudo, reserve um momento para o seu lazer e descanso.

Voltar-se para estas atividades pode ser uma excelente maneira de aflorar a criatividade, impulsionar a sua inovação e até mesmo encontrar insights que não teria se estivesse focado inteiramente no desenvolvimento do projeto.

Gostou destas dicas? Então, não deixe de curtir, salvar para ler depois, comentar o que achou e, claro, enviar para um amigo (a). Estou esperando, hein! 😉