Com um mundo tão competitivo e veloz, é comum ver colaboradores alçarem um estágio de esgotamento emocional, que por sua vez pode se desdobrar em várias doenças.
Estar atento aos seus sintomas é necessário, pois quanto mais cedo identificar mais fácil será reverter essa situação. É comum que ambientes de trabalho tóxicos sejam responsáveis pelo desgaste, caso seja necessário, opte por mudar de empresa ou até de carreira e não deixe sua mente ser abastecida de negatividade, pois isso irá acabar com você
Coloquei aqui alguns dos mais comuns sintomas de esgotamento emocional, então, fique atento!
- TRISTEZA E VONTADE DE CHORAR
O abalo emocional aumenta a sensibilidade e a pessoa fica vulnerável a constante choro e tristeza. Comum se depreciar e se ofender por coisas insignificantes. Aumenta a tendência ao isolamento e ao sofrimento.
- BAIXA DE IMUNIDADE
O desgaste emocional faz com que o corpo libere hormônios de maneira descontrolada, afetando todas as funções orgânicas, inclusive as células de defesa que são responsáveis pela nossa defesa imunológica, tornando a pessoa propensa a se adoentar com maior frequência.
- INSÔNIA
É comum que pessoas desgastadas emocionalmente não conseguirem dormir mesmo com nível elevado de cansaço.
- QUEDA DE PRODUTIVIDADE
O ritmo comum de conclusão de tarefas rotineiras é reduzido, além de faltar criatividade e foco.
- ESQUECIMENTO FREQUENTE
A memória apresenta debilidade temporária, sendo comum o esquecimento de informações rotineiras e importantes.
- DORES DE CABEÇA
A frequência de dores de cabeça aumenta durante os dias, sendo comum a dificuldade de tratamento por analgésicos e o desdobramento em enxaquecas.
- PESSIMISMO
A angústia interna faz com que a perspectiva seja para eventos ruins, sendo comum a sensação de não ser capaz de fazer as coisas darem certo.
- FALTA DE MOTIVAÇÃO
Surgimento de desânimo, falta de entusiasmo e vontade de agir. Normal a desmotivação para despertar pela manhã e procrastinação de atividades simples.
GOSTOU?
Curta, salve para ler depois, comente o que achou e claro, envie para um amigo (a)!