Diferentes negócios ao redor do mundo estão migrando para o universo digital e, naturalmente, a área de Recursos Humanos precisa acompanhar estas transformações, alterando seus processos operacionais para se tornarem automatizados e orientados por estas tecnologias.
Para se ter uma ideia, muito do que diz respeito ao acolhimento desta modernidade corresponde a aderir diversas ferramentas e softwares de recrutamento, treinamento e, até mesmo, de comunicação entre as equipes.
Assim, empresas como a Unilever tem experimentado, entre tantas soluções, utilizar as mídias sociais, jogos online e a Inteligência Artificial para digitalizar a seleção de candidatos a vagas.
Contudo, o principal é compreender que esta metamorfose envolve diferentes processos das organizações, como um todo. Portanto, implementar esta mentalidade digital é muito mais do que simplesmente abraçar várias plataformas.
É preciso, acima de tudo, aceita o fato de que, no século XXI, a mudança é constante e que, para uma companhia ter sucesso, ela deve continuar se adaptando a essa realidade em toda a sua cultura organizacional.
Por isso, se você ocupa um cargo sênior, é um tomador de decisão em uma empresa ou é um profissional de RH que quer ter suas habilidades sempre atualizadas, descubra agora como aderir à esta transformação no seu dia a dia.
O PASSO A PASSO PARA IMPLEMENTAR COM SABEDORIA
Primeiramente, estabeleça uma meta clara de como ocorrerá essa jornada de transformação e envolva todas as partes interessadas, independentemente de sua posição hierárquica na companhia.
Tenha em mente que esta aderência ao digital irá afetar toda a corporação e, por esta razão, você precisará de todo o suporte (e apoio!) que puder encontrar para que estas etapas sejam um sucesso.
Assim que a equipe tiver um planejamento de como deseja realizar a implementação dos recursos relacionados à modernidade, é fundamental que os passos para realizar este desejo não sejam complicados.
Sempre comece de forma simples e pequena. Observe seus processos de RH que poderiam passar por uma reforma digital e fale sobre isso com seus funcionários e membros do alto escalão. Pergunte o que eles acham que deve ser uma prioridade.
Neste contexto, priorize as ideias mais valiosas e mantenha sempre o pensamento de que deve haver uma atenção especial aos colaboradores, uma vez que serão estes indivíduos os que lidarão de maneira direta com os softwares implementados.
No mais, avalie o impacto comercial desta digitalização das ideias em relação ao tempo e o dinheiro, observe seus resultados e analise criticamente o que funciona e o que não funciona. Afinal, as soluções tecnológicas estão aqui para resolver problemas do seu cotidiano e não para criar mais adversidades.
CONSEGUI TIRAR SUAS DÚVIDAS?
Se você gostou deste texto, compartilhe-o com seus colegas de trabalho que possuem dúvidas sobre esta temática e levante o debate dentro da sua corporação. Vamos desmistificar o tabu acerca da contemporaneidade e usar os novos processos como um vislumbre para o que o futuro nos reserva.